Marketing e logística 17/05/2018
Objetivo da aula
Nesta aula continuamos o conteúdo da aula anterior, trazendo demonstrações do efeito chicote, os tipos de demandas, suas características e exemplos gráficos, processos de planejamentos agregados para desagregados e o ciclo de vida de um produto no mercado.
Principais pontos abordados
O objetivo da aula foi explicar detalhadamente os tipos de demandas a demonstração gráfica e suas características, os processo de planejamento e o tempo que um produto tem no mercado e os fatores que influenciam o fim do ciclo. Efeito chicote depende bastante de um planejamento antecipado pois buscando mais informação que o cliente tem a oferecer vai variar e impactar diretamente no gráfico do produto, a troca de informações é essencial assim a empresa não ira produzir produtos a mais e acabar havendo prejuízo, excesso de estoque ou até mesmo a falta de produtos para ser ofertado, efeito chicote é nada mais que a variação que o produto demonstra nos gráficos com mais procura ou menos dos clientes, variam de acordo com as informações e o planejamento.os tipos de demandas variam com as informações que a empresa busca e seus objetivos.
- Demanda Independente: não está nas mãos da empresa requer estudos informações e técnicas de previsões, mas mesmo assim está sujeita a erros mesmo contendo inúmeras informações e estudos ela é determinada pelo mercado e está sujeita a variações.
- Demanda Dependente: é aquela demanda previsível pode ser calculada, mas pode ter algumas variações no estoque do produto.
- Demanda Agregada: está demanda mostra qual a participação e o valor da empresa no mercado e qual será seu crescimento nos próximos anos e quanto o mercado está disposto a pagar.
- Demanda Desagregada: a decomposição de bens e serviços que a empresa ira ofertar em cada segmento que ela ira atuar.
- Demanda estável ou de nível: é uma demanda estável que dificilmente tem variação os exemplos dos produtos são arroz e feijão.
- Demanda de tendência: aquele produto que esta na moda, que todos querem comprar que é a febre e o lançamento do momento.
- Demanda sazonal:ela é influenciada pelo clima, calendário promocional e férias.
- Demanda aleatória: tem seus períodos específicos para aparecer no mercado, influenciada por vários fatores não tem como ter uma previsão clara de quando ira acontecer.
- Demanda cíclica: influenciada diretamente pela economia sofrendo variações consequentemente.
O Processo de Planejamento agregado para o desagregado é o plano que a empresa tem do produto em curto médio e em longo prazo.
Ciclo de vida de um produto: tudo começa com o investimento em propaganda para que o cliente conheça o seu produto, para a introdução dele no mercado depois que ele estiver no auge das vendas a taxa de lucro começa a reduzir por que todos já conhecem o produto, começa então estratégias que a empresa deve tomar, pois já ira aparecer concorrentes ofertando o mesmo produto que você com o preço reduzido a qualidade menor mas o preço final diferente do seu, neste momento é eficaz um upgrade, estudar uma forma de estender a boa fase dele no mercado. todo produto lançado sofre algum tipo de sazonalidade, assim sendo imprevisível o tempo que ele ira ficar no auge das vendas e o seu tempo de vida no mercado.
Palavras chaves
- Efeito chicote
- Tipos e características da demanda
- Planejamento agregado e desagregado
- Ciclos de vida do produto
Material complementar
Segue abaixo um video onde é abordado todos os tipos de demanda e exemplicadas
https://youtu.be/ltRFuAgxtgA
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